Conversas multilaterais continuarão na terça-feira
As conversações entre os seis países sobre o programa de desnuclearização da Coréia do Norte devem continuar na terça-feira, disse uma autoridade sul-coreana.
A informação contradiz a declaração feita anteriormente pele negociador americano Christopher Hill, que dissera que segunda-feira seria o último dia de negociações.
Uma outra fonte ligada à reunião disse que não sabe quando as conversas se encerrarão.
Os países negociadores (Japão, China, Estados Unidos, Rússia e a Coréia do Sul) reclamam do tamanho das exigências feitas por Pyongyang. O regime norte-coreano quer dois milhões de toneladas de petróleo e dois milhões de kilowatts de eletricidade para iniciar a desativação de seus reatores.
Os dois milhões de kilowatts seriam o montante que dois reatores hidrelétricos produziriam em um acordo feito em 1994 entre os EUA e a Coréia do Norte. O projeto, porém, não saiu do papel.
Hill acredita que as cartas estão nas mãos de Pyongyang. “Eu acredito que já colocamos tudo sobre a mesa”, disse. “Acredito que eles só precisam tomar uma decisão.”
A delegação japonesa também tem esse mesmo sentimento. “Nós faremos o máximo de esforço para cooperar com as outras partes e entrar em acordo”, disse Kenichiro Sasae, diretor-geral do Ministério das Relações Exteriores do Japão do Departamento de Assuntos da Ásia e Oceania. “Porém, o que nós poderemos ou não fazer dependerá da atitude da Coréia do Norte.”