Ministro da Saúde comete nova gafe
Após descrever as mulheres como “máquinas de fazer bebês”, o ministro da Saúde Hakuo Yanagisawa afirmou na terça-feira que pessoas saudáveis querem ter pelo menos dois filhos.
A declaração foi feita em uma entrevista coletiva, em que disse que “os jovens estão em estado saudável no qual pretendem se casar e ter pelo menos dois filhos. Por causa disso, eu acredito que é extremamente importante para nós trabalhar com políticas para realizar os desejos da juventude no Japão”.
Tal qual na vez anterior, as palavras de Yanagisawa foram recebidas com críticas por parte da oposição. “Para mim pareceu que ele quis dizer que quem não tem dois filhos não é saudável”, disse o líder do Partido Social Democrata Mizuho Fukushima. “Isto representa a percepção do Gabinete de Abe sobre o ser humano e sua base política.”
O primeiro-ministro Shinzo Abe novamente saiu em defesa de Yanagisawa. “Por eu, infelizmente, não ter nenhum filho, entendo que não devemos reagir a cada palavra que é dita, mas tentar entender o verdadeiro significado (da declaração)”, disse Abe.
O secretário-chefe do Gabinete Yasuhisa Shiozaki, o principal porta-voz do governo, disse que “nós não achamos que ele quis impor algum senso de valor ou definir o que é saudável ou não”.
A última gafe de Yanagisawa, feita na semana passada, causou um enorme rebuliço na política japonesa. Grupos feministas e partidos da oposição pediram pela renúncia de ministro. Inclusive, os oposicionistas boicotaram uma das sessões da Dieta como protesto.