Dois membros de gangues são presos por ataques em condomínio
Duas pessoas foram presas em um ataque entre gangues ocorrido em Tokyo nesta segunda-feira. A polícia acredita que tenha ocorrido um conflito entre os dois maiores grupos de gangsters do Japão: a Yamaguchi-gumi, de Kobe, e a Sumiyoshi-kai, de Tokyo.
Os suspeitos presos são Hideo Numanou, 43 anos, e Koji Ueno, ex-membro de um grupo afiliado à Sumiyoshi-kai. Eles são acusados de atacar a tiros um antigo escritório do grupo rival em um condomínio de Shibuya (Tokyo). Eles também responderão a processo por violação da leis de controle à espadas e armas de fogo.
A polícia acredita que os ataques estejam ligados à morte de Ryoichi Sugiura, 43 anos, um ex-membro de um grupo da Sumiyoshi-kai, também ocorrido na segunda-feira em Minato (Tokyo). A polícia diz que Numanou e Ueno teriam usado armas automáticas para atirar contra a porta de um imóvel de um condomínio de Shibuya, às 6h20 de segunda-feira. A unidade já pertenceu à Kokusui-ka, uma afiliada da Yamaguchi-gumi.
Os dois suspeitos admitiram terem efetuado os disparos, disse a polícia. Investigações apontam que as duas gangues estão em conflito desde que uma afiliada da Yamaguchi-gumi abriu um escritório em Minato. A organização é uma das maiores do país, possuindo mais de 21 mil membros – ou a metade da população de gangsters do Japão. O Sumiyoshi-kai é o segundo com mais de 8 mil integrantes, seguido de Inagawa-kai de Tokyo, com 5 mil gangsters.