Organizações preparam plano de conservação de atum
Cinco organizações internacionais de conservação doa atum estão reunidas em Kobe (Hyogo) para implementar medidas para a pesca sustentável e para a criação de uma rede única de informação entre os órgãos. O encontro, que tem duração de cinco dias, será concluído na sexta-feira 26. Um plano de ação conjunto deverá ser anunciado ao término da conferência.
Segundo fontes, o relatório deverá pedir por uma maior comunicação entre as organizações, que tem sido falha em muitas áreas, como compartilhamento de dados sobre navios ilegais ou suspeitos e a avaliação dos estoques de atum.
O plano também pede por critérios mais transparentes para a definição de cotas para cada país e região. Além disso, ele também sugere a criação de um esquema de inspeção internacional em mar aberto, chamada Vessel Monitoring System (Sistema de Monitoramento de Embarcações).
As organizações também discutiam a possibilidade de rastrear os cardumes com programas de rastreamento compartilhado e com a documentação dos peixes pescados.
Aproximadamente 300 empresas da indústria pesqueira e representantes do governo de 50 países participaram da reunião em Kobe. As cinco organizações são a Western Central Pacific Ocean Fisheries Commission, a Inter-American Tropical Tuna Commission, a Indian Ocean Tuna Commission, a International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas and a Commission for the Conservation of Southern Bluefin Tuna.