Economia cresce apesar de baixo consumo
No relatório mensal divulgado pelo governo constatou-se que a economia japonesa continua em expansão mesmo com o baixo consumo da população. Além disso, em janeiro foi registrado o 60º mês consecutivo de crescimento – o período mais longo desde o pós-guerra.
No relatório, o Gabinete disse que “a economia está se recuperando, apesar do consumo ter sido fraco”, fazendo com que a avaliação seja idêntica ao do ano anterior. Além disso, em novembro, a atual fase de recuperação econômica, iniciada em fevereiro de 2002, ultrapassou o antigo recorde de 57 meses entre novembro de 1965 e julho de 1970.
Tirando isso, o relatório de janeiro é idêntico ao de dezembro. “O lucro das empresas estão se aprimorando e os investimentos estão aumentando” e “a produção industrial está em crescimento moderado”, diz o relatório.
Por outro, na visão do governo, as exportações estão em desaquecimento e o consumo privado está “quase parado”. Além disso, o relatório diz que “o mercado de trabalho está melhorando, apesar de alguns aspectos permanecerem”, em uma referência ao alto índice de desemprego entre a população jovem.