Mitsubishi Fuso fará recall de caminhões
Por causa de um problema detectado no eixo da roda, a Mitsubishi Fuso – subsidiária de caminhões e ônibus da montadora japonesa – anunciou que fará um recall em cerca de 10 mil veículos para evitar potenciais acidentes, disse a empresa na terça-feira.
O eixo em questão é um novo tipo introduzido pela marca após um recall feito em 2004. Porém, desde outubro estão sendo relatados casos de quebras e defeitos na peça.
Até agora, a companhia sustenta que o problema não ocorria em condições normais e que o problema era fruto de um erro de manutenção. Agora, a empresa diz que a falha ocorre porque o eixo é muito fraco.
Em 2004, três ex-executivos da Mitsubishi foram acusados de serem negligentes ao defeito no eixo, violando a lei de transporte de veículos. Em dezembro último, eles foram inocentados pela corte de Yokohama, mas os promotores apelaram da decisão.
Neste novo caso, a empresa sustentava que o novo eixo era mais resistente e que aguentaria rodar até um milhão de quilômetros sem quebrar. Porém, em outubro, o eixo de um caminhão de 25 toneladas quebrou na província de Kagoshima quando marcava 924 mil quilômetros percorridos.