Tecnologia SED será exclusiva da Canon
A Canon irá tomar o investimento da Toshiba na parceria para o desenvolvimento e produção de telas de superfície condutora de elétrons (SED), anunciaram as duas empresas. Ambas concordaram com o negócio baseadas na expectativa de que a tecnologia SED terá dificuldades em se manter no mercado norte-americano.
O acordo forçará as duas empresas a revisar seus planos em relação aos televisores de tela plana. Em 2004, Canon e Toshiba formaram o SED Inc., com um capital de 10,5 bilhões de ienes, para lançar as televisões SED no Japão no segundo semestre de 2007.
Enquanto as duas empresas planejam colocar os televisores SED no mercado como programado, a Canon tenciona agora produzir em massa as telas de SED como uma subsidiária, o que deve ocorrer até 2008, antes das Olimpíadas de Beijing. Pela nova estratégia, a construção de uma fábrica da SED no complexo da Toshiba em Taishi, Hyogo, será cancelada.
Com a SED sendo uma subsidiária unicamente da Canon, a companhia se responsabilizará pelo desenvolvimento, produção e vendas das telas SED, enquanto a Toshiba irá adquirir o material da subsidiária para usar em seus televisores.
As telas de SED emitem o mesmo nível de brilho e cor das tevês de tubo de raios catódicos. Mas especialistas dizem que a tecnologia SED poderá oferecer telas muito mais finas e menor uso de energia elétrica que os outros tipos de televisores.