Abe diz à OTAN que enviaria tropas em missões de paz
O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe disse que não hesitaria em enviar tropas japonesas em combates para contribuir pela paz e estabilidade internacional, e prometeu fortalecer as relações com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Em sua primeira viagem à Europa desde que se tornou primeiro-ministro, Abe afirmou durante discurso na sede da organização, em Bruxelas, que irá buscar promover uma melhor segurança global para o Japão. “Se for pela paz e estabilidade internacional, eu não me intimidarei em mandar tropas de defesa japonesas em missões no exterior”, disse o premiê.
Abe, que se tornou o primeiro-ministro japonês a discursar no Conselho do Atlântico Norte, também alfinetou a China, dizendo: “Há uma algumas incertezas envolvendo a China como o repentino aumento nos gastos em defesa e a falta de transparência”.
Além disso, ele expressou sua intenção em participar dos trabalhos de assistência no Afeganistão junto à OTAN. Mas devido a algumas restrições constitucionais, Abe ainda não fez nenhuma oferta específica de envio de tropas à organização.
Em sua viagem à Europa, o premiê também tem buscado apoio para pressionar a Coréia do Norte no caso dos japoneses seqüestrados