Fujiya paralisa vendas após uso de leite estragado
A confeitaria Fujiya Co. disse na quinta-feira que suspenderá as vendas de bolo em sua rede de lojas após a revelação de que alguns deles foram feitos com leite estragado. As vendas deverão voltar ao normal somente quando o controle de qualidade for restabelecido.
A companhia com sede em Tokyo também revelou que a fábrica de Saitama usou leite com validade vencida para fazer aproximadamente 15 mil bolos, além de ter usado outros materiais estragados.
Com as operações paradas nas cinco fábricas da empresa, incluindo a de Saitama, a companhia disse que em pelo menos uma semana as vendas voltarão ao normal. Enquanto isso, fiscais da província de Saitama fizeram uma inspeção na fábrica de Niiza para comprovar os fatos.
Numa coletiva de imprensa em Tokyo, o presidente da Fujiya Rintaro Fuji e outros executivos pediram desculpas, dizendo que “nós causamos inquietação e preocupação nos nossos consumidores” e que “nossa capacidade de controle de qualidade foi inadequada”.
De acordo com os diretores, uma investigação interna na fábrica de Saitama iniciada em outono último encontrou indícios de que o leite usado na fabricação de 15 mil bolos estava estragado, enquanto que a maçã processada usada para fazer tortas também estava fora do prazo de validade.
Fujiya é conhecida por seus bolos e doces que são vendidas em lojas da marca. As vendas do grupo alcançaram 84,8 bilhões de ienes no último ano fiscal.
A companhia está com a produção parada nas fábricas de Sapporo, em Hokkaido, e de Tochigi, de Osaka e de Saga, além de Saitama.