Escola fará prova de habilidade com hashi
Um colégio privado feminino de Sasebo, Nagasaki, decidiu aplicar testes para saber se as estudantes sabem usar corretamente o hashi, além de seus conhecimentos em língua japonesa e matemática. O Colégio Hisatagakuen Sasebo Girl, conhecido por sua ênfase na disciplina, disse que o novo teste irá julgar os hábitos do cotidiano das alunas.
“É uma obrigação extremamente rara. A atitude é inédita no país”, diz o departamento de promoção acadêmica da província. A escola introduzirá o novo teste em uma prova marcada para 31 de janeiro.
Durante o teste de dez minutos, as candidatas terão que transferir seis tipos de objetos pequenos – como dados e amendoins – de uma vasilha para outra usando um hashi hexagonal, mais fácil de manusear. Alguns pais inclusive compraram “hashis de treino”, com presilhas, para que as meninas pudessem praticar.
Pesquisas periódicas mostram que muitos jovens não sabem manusear corretamente o hashi, causando preocupação nos japoneses mais velhos. A escola também é conhecida por ter aulas de cerimônia do chá e de ikebana em seu currículo.