Mercado de videogames bate recorde no Japão
As vendas domésticas de consoles e jogos em 2006 combinadas movimentaram 625,8 bilhões de ienes no mercado de videogames, um aumento de 37,6% em relação ao ano anterior, de acordo com a revista Enterbrain.
A publicação aponta como principal causador do crescimento do mercado as vendas do Nintendo DS, o popular videogame portátil da Nintendo, e de seus jogos “alternativos”, como um que estimula o exercício cerebral.
Uma versão mais leve e fina do Nintendo DS vendeu 8,86 milhões de unidades só no Japão – 4,5 vezes mais que seu rival PSP, da Sony.
Outro videogame da empresa que vem ganhando popularidade é o Nintendo Wii. A companhia estima que mais de um milhões de unidades já foram vendidas no país e, pelo menos, 600 mil no resto do mundo.
Com um controle que capta os movimentos do jogador, o console da Nintendo tem chamado atenção por sua inovação e pela simplicidade, que atrai até mesmo jogadores casuais.
As vendas do Wii parecem ofuscar os do principal concorrente no Japão, o Playstation 3, da Sony, que ainda está bem atrás nas vendas.
A publicação também acrescenta que oito dos dez video-games mais vendidos nos últimos anos pertencem à Nintendo ou à suas afiliadas.
O mercado caseiro de videogames estava estagnado desde 1997, quando atingiu o pico de 553,2 bilhões de ienes que só foi ultrapassado em 2006, diz a revista.