Gastos fictícios envolvem ministro
Dois grupos políticos ligados ao Ministro da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia Bummei Ibuki declararam ter gasto 47 milhões de ienes na administração de seus escritórios em 2005, apesar do aluguel ser de graça, declarou uma reportagem do jornal Asahi Shimbun,
De acordo com a matéria, o grupo estava registrado em um prédio do bairro de Chiyoda, em Tokyo, cujos apartamentos podem ser alugados gratuitamente por membros do parlamento.
O gabinete de Ibuki explicou que boa parte do dinheiro foi usado para administrar um escritório em Kyoto e um outro em Chiyoda e acrescentou que 12 milhões de ienes foram usados em alimentação, reportou o diário.
O ministro da Agricultura, Floresta e da Pesca Toshikatsu Matsuoka também teria declarado gastos de 20 milhões de ienes anuais com um escritório localizado no mesmo prédio do grupo ligado a Ibuki.
Em dezembro último, Genichiro Sata renunciou ao cargo de ministro da Reforma Administrativa após ser descoberto que um grupo ligado ao político ficou 11 anos declarando um total de gastos fictícios de 78 milhões de ienes.