Submarino nuclear colide com navio japonês no Golfo Pérsico
Um submarino nuclear norte-americano e um navio-petroleiro japonês colidiram perto do estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico, mas não houve feridos e nenhum vazamento de petróleo ou radiação foi reportada, disse o Ministro das Relações Exteriores japonês.
O navio de 300 mil toneladas da empresa japonesa Kawasaki Kisen Kaisha teve danos no casco e acumulou aproximadamente 4 mil toneladas de água. Mas pode navegar normalmente esvaziando o compartimento, disse a companhia japonesa.
O submarino americano de 6,3 mil toneladas sofreu danos em sua proa como resultado da colisão, que aconteceu às 10h45 do horário local. O submarino Newport News, porém, não teve a navegação comprometida.
Um porta-voz da base norte-americana de Manama, no Bahrein, disse que o submarino estava imergido na hora do acidente. Já o Ministério das Relações Exteriores do Japão disse que a embarcação norte-americana estava flutuando no horário do impacto.
De acordo com o Ministério da Terra, da Infraestrutura e dos Transportes, o submarino contatou o navio-petroleiro por rádio para saber se seria necessária alguma ajuda logo após a colisão, porém não recebeu nenhuma resposta quando os tripulantes do navio perguntaram sobre o registro ou afiliação do submarino.
Katsuei Yoshida, diretor graduado da Kawasaki Kisen, suspeita de algum tipo de conspiração. “Normalmente, esse tipo de coisa (recusar a dizer o registro) não aconteceria entre embarcações comerciais”, disse irritado.
O incidente lembra uma colisão ocorrida entre um navio da companhia e um submarino norte-americano, no Havaí, em fevereiro de 2001, que matou nove tripulantes japoneses.