Toyota lançará carro anti-embriaguez

A montadora japonesa Toyota vai desenvolver um sistema que impede a partida do veículo caso o condutor esteja embriagado. Sensores instalados no volante analisam o suor das mãos do motorista para determinar a concentração de álcool no sangue. Se for superior ao limite permitido, o veículo não se movimentará.

Outro sensor registrará o movimento dos olhos, assim como a maneira de dirigir, entre outros fatores. A novidade está prevista para chegar ao mercado japonês em 2009, segundo informou a imprensa local.

O projeto é um esforço da Toyota para ajudar a resolver um grave problema da sociedade atual. Segundo a Agência Nacional de Polícia do Japão, somente em 2005 foram registrados naquele país 14 mil acidentes de trânsito vinculados ao alcoolismo, com um saldo de 707 mortos.

Os fabricantes de automóveis europeus já desenvolveram um sistema que obriga o motorista a soprar um tubo instalado no carro para detectar o nível de álcool. A Toyota optou, no entanto, por método considerado mais eficaz, pois qualquer pessoa que não seja o motorista pode soprar o tubo e adulterar o teste.