Serviço de alerta de terremotos inicia testes na segunda-feira

A NTT Communications anunciou o início dos testes de transmissão de um serviço de alerta de terremotos para usuários de computador doméstico para a próxima segunda-feira. Os testes durarão quatro meses – irão até 31 de março – e será realizado em conjunto com a Agência de Metereologia do Japão. No serviço, a empresa envia as informações das agências de previsão meteorológica sobre a magnitude e a duração de um terremoto iminente na escala sísmica japonesa.

A NTT Communications pretende usar de 30 mil a 50 mil monitores no teste, que também terá a cooperação da Halex Corp., uma provedora de informações metereológicas baseada em Yokohama. O serviço de alerta de terremotos começou em agosto. Porém, os avisos da Agência estão sendo transmitidos somente para empresas, com a ajuda da Halex, via internet. Quando for implementada, no final de 2007, o serviço da NTT Communications será a primeira do tipo.

Para fazer uso da tecnologia, o usuário precisa ser assinante do plano de internet NTT Communications’ OCN. Além disso, o cliente deve possuir acesso a conexão do tipo IPv6 pagando um taxa mensal de 315 ienes. Assim, os usuários só precisam baixar um software no site da Halex, que automaticamente instala uma janela na tela inicial do computador. Para receber os alertas, o computador precisa estar ligado e conectado na internet.