Representante iraniano virá ao Japão

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, enviará o consultor e embaixador Mojtaba Hashemi Samareh numa viagem de dois dias ao Japão na quinta-feira, de acordo com um porta-voz do Ministério do Exterior. Samareh terá a missão de discutir a questão nuclear do iraniana com autoridades japonesas.
“Nós cremos que o Irã irá se explicar sobre a posição em relação ao uso de energia, que é de interesse de todos (da comunidade internacional)”, disse o porta-voz Mitsuo Sakaba para a imprensa.
A visita de Hashemi Samareh ocorrerá em razão do impasse no programa nuclear iraniano. Apesar de estar de acordo com os termos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o Conselho de Segurança da ONU emitiu uma resolução que pede o fim de seu programa de enriquecimento de urânio.
Nações do Ocidente temem que o Irã possa usar urânio enriquecido para produzir armas nucleares, enquanto o país alega que usa somente para a produção de combustível nuclear.
O governo japonês está temeroso com relação a possíveis sanções que podem atingir Teerã. O Irã é o terceiro maior fornecedor de petróleo do Japão.