Operadores do PAC-3 chegam em Okinawa

Um esquadrão operacional norte-americano que trabalhará com o sistema anti-mísseis Patriot Advanced Capability-3 (PAC-3), que aportou nesta quinta-feira 30 na província de Okinawa. O PAC-3 é um componente do sistema de defesa antibalístico que está sendo desenvolvido em conjunto com o Japão e os EUA e deverá iniciar suas atividades no final do ano.

Os militares norte-americanos fizeram uma cerimônia para comemorar a chegada dos batalhões na base aérea de Kadena. O exército dos EUA planejam mover todos os 600 membros até a base de Kadena e iniciar as operações completas do sistema até março.

24 mísseis anti-artilharia foram levados para a base, assim como quatro lançadores de foguetes depois dos testes bélicos norte-coreanos. Moradores da cidade tem protestado contra a presença dos mísseis, pois isto fortalece a presença militar dos EUA na província de Okinawa, que já foi de posse norte-americana.

O Japão e os EUA pretendem usar o PAC-3 como parte de um possível ataque de mísseis ao país asiático. A Força de Defesa Aérea japonesa possui separadamente dois sistemas PAC-2 em quatro locais em Okinawa.