NTT DoCoMo alia-se com emissoras de televisão

A empresa de telecomunicações NTT DoCoMo e mais outras quatro emissoras decidiram formar uma companhia para criar programas de TV especiais formatados para telefones celulares. A Fuji Television, a Sky Perferct Communications, a Nippon Broadcasting System e a Itochu aceitaram participar da sociedade, que deverá iniciar suas atividades no final de dezembro.

A NTT DoCoMo está apostando nessa aliança com emissoras em decorrência de uma possível proibição do Ministério de Relações Internas e Comunicações da transmissão de programas da televisão digital convencional em telefones móveis.

O atual serviço para celulares, chamado de one-seg (segmento único), pode oferecer somente os mesmo programas que já passaram na televisão convencional em um determinado tempo. Mas o Ministério das Comunicações está considerando manter a proibição até 2008 para permitir a distribuição de programas feitos exclusivamente para celulares. Dessa forma, pensam as cinco companhias, será possível veicular anúncios feitos exclusivamente para telefones móveis.

Além disso, eles também consideram que um canal pode ser aberto exclusivamente para conteúdos one-seg quando as transmissões da televisão analógica se encerrarem por completo, o que está previsto para 2011.