Ciber Universidade pode ser aberta em abril

Um comitê do Ministério da Educação recomendou a aprovação da abertura, em abril de 2007, da ciber-universidade baseada em Fukuoka, que oferecerá cursos via internet. Porém, eles apresentaram 11 itens como condição para autorizar seu funcionamento, como o uso de um sistema de identificação dos alunos e o incentivo à interatividade.

A Japan Cyber Education Institute Ltd. (Instituto de Ciber-educação do Japão), pertencente à empresa de telecomunicações Softbank, e outras organizações irão conduzir a universidade. De acordo com um funcionário, “Nós já exibimos soluções para estes pontos (apresentados pelo comitê)”.

O comitê também recomendou que o ministério corte a cota de matrícula da universidade de 1.900 para 1.200 ao ano. A Ciber Universidade é a primeira a oferecer cursos de quatro anos 100% online. O material didático e outros recursos poderão ser baixados pela internet.

Além da Ciber Universidade, o comitê recomendou a abertura de outras 10 universidade em abril, incluindo o Instituto de Ciência Médica Nihon, em Saitama, e a Faculdade de Medicina de Hyogo.