Submarino japonês colide com navio

Parte da superfície de um submarino japonês bateu em um navio-tanque panamenho na manhã desta terça-feira 21. A colisão ocorreu no Pacífico, a 50 quilômetros de Nichan, na província de Miyazaki, mas ninguém ficou ferido com o incidente, de acordo com a Guarda Costeira japonesa e com a Agência de Defesa.

O submarino Asashio, da Força de Defesa da Marinha, com 75 tripulantes a bordo estava em treinamento quando seu leme bateu no navio Spring Auster, de 4.000 toneladas e com 17 membros a bordo, aproximadamente às 9h50. De acordo com oficiais da Defesa, o leme foi danificado e entrou água dentro do tanque de lastro, que faz com que o submarino flutue ou afunde, mas isso não afetou a navegação.

A Guarda Costeira está investigando o acidente, com suspeitas de que o uso do sonar, que detecta a presença de navios na superfície, e outros aparelhos foram insuficientes. O submarino navegava ao sul e o navio-tanque se movia a sudeste quando ocorreu o acidente. Asashio estava perto da superfície, quando o sonar detectou a presença do navio. Então, a embarcação começou a submergir quando o leme, que fica na cauda, atingiu o barco.