PIB do Japão cresce 0,5% no 3º trimestre

A economia japonesa cresceu em ritmo mais forte do que o esperado no trimestre de julho a setembro. Segundo analistas, a alta abriu caminho para um aumento da taxa de juros no país nos próximos meses. O Produto Interno Bruto teve expansão de 0,5% em termos ajustados ante o trimestre anterior, e 2%, em termos atualizados, de acordo com dados preliminares divulgados pelo gabinete de governo.

Os números superaram as projeções dos analistas de expansão de 0,3% no trimestre e 1,1% no ano. Foi o sétimo trimestre consecutivo de expansão. As ações japonesas e o iene subiram em resposta ao dado, enquanto os preços dos bônus soberanos caíram, refletindo a ampliação das expectativas de que o Banco do Japão (BOJ, na sigla em inglês) terá espaço para elevar sua taxa de juros no início de dezembro, apesar dos dados fracos divulgados na semana passado.

“Olhando à frente, se não surgirem indicadores negativos, um aumento na taxa de juros em dezembro parece bem provável”, disse o economista do Lehman Brothers, Hiroshi Shiraishi. Um ponto de destaque no relatório foi o dado que mostrou crescimento de 2,9% nos gastos com capital. “O dado mostra um setor corporativo muito forte, orientado para a área de exportação”, disse o economista-chefe para o Japão do Merrill Lynch, Jesper Koll.