Tornado atinge Hokkaido e mata 9

Um tornado atingiu nesta terça-feira a cidade de Saroma, a leste de Hokkaido, matando pelo menos nove pessoas e ferindo 21, de acordo com equipes de segurança. O desastre ocorreu aproximadamente às 13h (horário do Japão) e atingiu principalmente uma obra de construção de um túnel. Duas pessoas ainda estão desaparecidas.

O tornado destruiu dois prédios pré-fabricados em uma obra, cerca de oito casas e uma fábrica. Além disso, algumas residências da redondeza estão com o teto parcialmente quebrado e sem energia elétrica.

A companhia Hokkaido Eletric Power Co. disse que pelo menos 630 residências estão sem luz pela queda de cinco postes de eletricidade. O ministro Kensei Mizote, que cuida da gerência de desastres, disse à imprensa que “irá ao local ver o tamanho do desastre e fazer o melhor para resgatar as vítimas”. Além disso, ele convocará 20 oficiais do governo para visitar a obra.

A construção do túnel estava sob o comando da companhia Kajima Corp. e teria 4,1 km de comprimento, que se tornaria o segundo maior de Hokkaido. De acordo com a empresa, a maioria dos mortos estavam em uma reunião no escritório que fica na parte alta do terreno quando foram violentamente atingidos pelo tornado. Os trabalhadores que estavam no térreo escaparam sem ferimentos graves.