Cultura exibe documentário sobre o bairro da Liberdade

O programa “Doc.Brasil”, da TV Cultura, exibe nesta quinta-feira, dia 2, às 23h30, o documentário “Gambarê”, sobre o bairro da Liberdade, em São Paulo. O filme é uma produção da Grifa Mixer, com direção de José Carlos Lage.

“Gambarê” conta a história do bairro da Liberdade, abordando a influência do imigrante japonês ao enraizar em seus domínios a cultura, costumes e tradições de sua terra natal. Como resultado este processo transforma o bairro no principal ponto de referência comercial e de costumes orientais para a comunidade japonesa instalada no Brasil.

O documentário traz depoimentos de personagens que revelam a história do bairro e da imigração japonesa, que é evidenciada em duas fases. A primeira, antes da Guerra, com as levas de imigrantes que vão de 1908 até 1941. A Segunda, de 1950 até a década de 60.

A primeira fase fala sobre a chegada dos imigrantes a rua Conde de Sarzedas, o surgimento e a crescente ocupação de um comércio que atendia as necessidades do imigrante. Um povo que encontra dificuldades para se adaptar a uma cultura de hábitos totalmente distintos.

Os imigrantes enfrentam ainda a questão social e o preconceito, a guerra e a perda da liberdade de expressão da comunidade, o despejo imposto aos japoneses que moravam ou tinham negócios no bairro, além da derrota na II Guerra, o sentimento de sonho despedaçado e o orgulho ferido.

A segunda é marcada pela inauguração do Cine Niterói e a retomada do bairro pelas famílias de comerciantes japoneses que voltaram a se estabelecer, agora na região da Galvão Bueno.

“Entender o Gambarê, este sentimento de resignação frente às adversidades impostas pelo destino, é também compreender como os japoneses transformaram esta pequena região da capital paulista num centro de referência de seu povo”, explica Jose Carlos Lage, diretor do documentário.