Núcleo da inflação estável em setembro

O núcleo da inflação ao consumidor da região metropolitana de Tokyo, um indicador da tendência de preços para o restante do Japão, ficou estável em setembro em comparação com igual mês de 2005, marcando o quarto mês consecutivo de estabilidade do número, segundo informou o Ministério de Comunicações e Assuntos Internos do país.

O dado ficou em linha com as expectativas dos analistas entrevistados pela Dow Jones. O núcleo da inflação exclui as variações de preços voláteis dos alimentos frescos. O índice de preços ao consumidor da região metropolitana de Tokyo subiu 0,4% em setembro sobre setembro de 2005, mas caiu 0,1% sobre agosto.

O Ministério informou ainda que o núcleo do índice de preços ao consumidor nacional do Japão subiu 0,3% em agosto sobre agosto de 2005, marcando o terceiro mês consecutivo de alta da inflação Esse resultado ficou em linha com as expectativas dos analistas entrevistados pela Dow Jones. O índice de preços ao consumidor nacional do Japão subiu 0,9% em agosto sobre agosto de 2005 e teve uma alta de 0,7% sobre julho.