Shinzo Abe é eleito o novo primeiro-ministro do Japão

O nacionalista Shinzo Abe foi eleito hoje o novo primeiro-ministro do Japão com a maioria dos votos em ambas as câmaras do Legislativo. Ele conquistou 339 dos 475 votos na poderosa Câmara dos Deputados e 136 dos 240 no Senado. O resultado reflete a maioria que seu partido, o Liberal Democrático, tem no Parlamento japonês.

Abe, de 52 anos, é o mais jovem primeiro-ministro do pós-guerra e defende um relacionamento mais próximo com os EUA, a revisão da constituição pacifista do país e uma política externa mais robusta. O gabinete do premiê Junichiro Koizumi demitiu-se em conjunto nesta manhã para facilitar a constituição do novo governo. Abe deve nomear os integrantes de seu governo e apresentar-se ao imperador Akihito.

O novo primeiro-ministro assume com pouca experiência no governo. Ele trabalhou como colaborador de seu pai, o político Shintaro Abe, e foi eleito para o Parlamento em 1993. A primeira indicação de que Abe seria o sucessor de Koizumi foi dada no ano passado, quando o então premiê o nomeou para o cargo de chefe da Secretaria da Governo, o que permitiu que se tornasse conhecido do público.