Professor fala de pintura antiga japonesa no Brasil

ReproduçãoO Prof. Dr. Monta Hayakawa, do Centro Internacional de Pesquisa de Estudos Japoneses, esteve no Brasil por uma semana para falar sobre a pintura japonesa antiga e seus estilos. Além de realizar palestra na Fundação Japão, ele participou do IV Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil na USP.

Hayakawa se impressionou com o Museu da Imigração Japonesa e a produção artística nikkei. “Já tinha ouvido falar das poesias haiku, até mesmo li algumas no Japão, mas não conhecia os pintores nikkeis. É interessante ver como eles imaginavam o Japão fora do Japão, portanto, diferente do que era. Isso tem um significado profundo. Eles se alimentavam do Japão, mas produziam com a influência, os sabores do Brasil. Seria muito interessante alguém apresentar aos japoneses esses pintores”, disse.

Paula Moura
O prof. Monta Hayakawa na palestra que ministrou na USP

Segundo ele, ainda há facetas da arte japonesa a serem apresentadas ao Brasil também. “As artes tradicionais e os mangás já estão bem divulgados. Mas, por exemplo, poucos sabem que os desenhos animados de Hayao Miyazaki, como Princesa Mononoke, tem ligação com a pintura Ukyo-e, assim como alguns mangás.”

Hayakawa tem planos para o centenário da imigração, em 2008: apresentar o famoso artista Hokusai e trazer equipe do Centro Internacional para um grande simpósio que abordará vários temas, como artes, cinema, música, economia, etc.

Paula Moura
O professor da USP Wataru Kikuchi, a tradutora Yuko Takeda, o professor Monta Hayawaka e a professora Madalena Hashimoto, vice-diretora do Centro de Estudos Japoneses da USP

O Congresso na USP teve cerca de 140 inscrições e convidou três docentes vindos do Japão. Madalena Hashimoto, vice-diretora do Centro de Estudos Japoneses da USP, conta que neste ano o evento teve maior intercâmbio entre Brasil e Japão, entre as universidades brasileiras e a Fundação Japão. “É a primeira vez que um professor de história da arte vem dar palestras, é um grande passo”, diz. Em breve, os estudos sobre arte, língua, literatura, etc, realizados no congresso serão publicados.

Reportagem: Paula Moura

Você pode se interessar também por...