Investimento de empresas cresce 16,6%

As companhias japonesas ampliaram seus investimentos no período de abril a junho no ritmo mais acelerado em cinco anos, o que sugere que os dados de crescimento econômico do país devem ser revisados em alta. O investimento em capital cresceu 16,6% no período, na comparação com o ano anterior. O acentuado aumento nos gastos corporativos ocorreu após os gerentes, especialmente dos setores automotivo, de semicondutores e de equipamentos, mostrarem mais otimismo sobre as condições para os negócios devido à ampliação das vendas e dos lucros.

A aceleração dessas despesas foi a mais robusta desde o trimestre de julho a setembro de 2002, quando os gastos com softwares começaram a ser incluídos no levantamento. Foi o 13º trimestre consecutivo de crescimento, de acordo com dados do Ministério das Finanças.

O levantamento mostrou ainda que os lucros atuais das empresas cresceu 10,1% no trimestre, completando o 16º trimestre consecutivo de expansão. As vendas subiram 8,6% no período.

Esses indicadores devem motivar uma revisão do crescimento do Produto Interno Bruto para uma taxa anualizada de 1,5% no período, ante a estimativa original que indicou expansão de 0,8% O dado revisado será divulgado no dia 11 de setembro.