Cientista japonês recria voz da Mona Lisa

O Dr. Matsumi Suzuki, um perito em acústica que costuma trabalhar na área criminalística, descobriu como teria sido a voz da Mona Lisa através das medidas do rosto e das mãos da modelo do mais famoso quadro de Leonardo Da Vinci, noticiou a agência Reuters.

O cientista japonês usou as medidas para estimar a altura real da Mona Lisa e criar um modelo de seu crânio. A partir daí, utilizou um sistema desenvolvido por sua equipe para sintetizar seu timbre de voz. Ele acredita que o sistema seja capaz de recriar a voz de uma pessoa com até 90% de precisão.

A equipe japonesa também tentou recriar a voz do pintor, mas o cientista se mostrou menos confiante na precisão deste experimento específico porque ele teve que trabalhar a partir de auto-retratos nos quais Da Vinci estava de barba, escondendo o formato exato de seu rosto.

O projeto foi marcado para coincidir com o lançamento do filme “Código Da Vinci”. Para ouvir as vozes do artista e da Mona Lisa, acesse promotion.msn.co.jp/davinci/voice.htm.