Washi, arte feita de arroz
Processo artesanal
Yukihiro Nishimoto, da Ozu Sangyou: “Gostaria que os mais jovens se interessassem pelo washi”Para fazer o washi é necessário fibras bem resistentes. O processo de fabricacão do papel pode durar de 7 a 23 dias, dependendo da condição do material, dos equipamentos e do método. O processo é tão delicado que até as variações climáticas influenciam no resultado final. Por isso, a melhor época para a fabricação do washi é entre o outono e inverno, quando a temperatura fica mais uniforme.
O método mais antigo chama-se tamezuki, e veio da China. O Japão adaptou-o para o nagashizuki. A diferença principal é o neri, um tipo de pasta usada no segundo método para unir as fibras.
O processo de produção começa na fervura da matéria-prima, seguida de lavagem, branqueamento, remoção de impurezas, batida e vaporização. Para que o resultado fique perfeito não deve haver nenhuma impureza em sua fabricação. Por isso, o trabalho exige força e a maioria dos artesãos são homens.
Na loja de Sugamo Washi, localizada no bairro de Sugamo, em Tokyo, o comerciante Tsutomu Shimizu vende papéis para embrulhar presentes, caixas decorativas, porta-lápis, cestas e muitos outros produtos feitos de papel de arrozOs artesãos podem colorir o papel de duas maneiras: ou durante o processo de fabricação, por meio de uma tintura que se dissolve na água entre as fibras, ou utilizando pigmentos depois que o papel já está pronto.
Atualmente, alguns processos da fabricação do washi são feitos em máquinas, mas não se pode dizer que o papel é feito industrialmente.
Segundo Haruo Kubo, artesão da Ogawa-machi Washi Taiken Gakushu Senta (Centro de Estudos Práticos de Washi de Ogawa), apenas algumas etapas podem ser feitas em máquinas. “Por isso, mesmo que o artesão use alguma delas para fazer seu produto, o processo ainda é considerado como sendo washi”, diz Kubo.
Os produtos originados a partir das folhas de washi podem ser encontrados em várias lojas por todo o país e é um iten bastante procurado pelos estrangeiros como souvenir.