11ª Festa do Ano Novo Chinês

São Paulo – 13 e 14 de fevereiro de 2016

Os leões comem alface simbolizando a colheita da sorte

Os leões comem alface simbolizando a colheita da sorte

Comemorado há mais de uma década em São Paulo onde está concentrada a maior colônia chinesa do país, a Festa do Ano Novo Chinês já é considerada parte do calendário oficial da cidade e ocorrerá nos dias 13 e 14 de fevereiro, no bairro da Liberdade.

A contagem de anos pelo calendário chinês é feita de acordo com os ciclos da lua e, em 2016, o primeiro dia do ano cai oficialmente no dia 8 de fevereiro. De acordo com o calendário chinês, passaremos para o ano 4714, o ano do macaco.

Diferente do tradicional branco, usado para simbolizar a paz na virada do ano em nossa cultura, a cor predominante da celebração chinesa é o vermelho, usado para espantar os maus espíritos, trazer prosperidade e boa sorte.

Para celebrar o ano do macaco, a comunidade chinesa trará uma série de apresentações durante os dois dias de festividades. Entre elas, estão o tradicional desfile do dragão e do leão, para espantar os maus espíritos e trazer boas energias para o ano que começa, um culto ecumênico, com as principais lideranças das religiões chinesas no Brasil e a tradicional cerimônia da prosperidade e fogos de artifício.

Outras atrações como pintura chinesa, show de troca de máscaras Bian Lian, dança do leque, apresentação de corais infantil e adulto budista, danças com senhoras chinesas em trajes típicos, pop chinês, feng shui, Tai Chi Chuan, Qi Gong e artes marciais também farão parte da festividade.

A festa é uma realização da JCI Brasil China e 21 Tomates Fritos. Quem quiser participar como voluntário, basta se inscrever por aqui.

11ª Festa do Ano Novo Chinês

Quando: 13 e 14 de fevereiro de 2015
Horários: Sábado, das 12h às 20h e domingo, das 11h às 18h
Onde: Praça da Liberdade, Liberdade. São Paulo-SP
Quanto: Gratuito
Informações: anonovochines.org.br

Você pode se interessar também por...