#MadeIndica – 5 amuletos da sorte japoneses
Os Sete Deuses da Felicidade
O conjunto de sete estatuetas dos sete deuses é muito comum nas casas japonesas, decorando a estante ou uma prateleira especial.
Conhecida como Shichifukujin Meguri, ou a visita dos Sete Deuses da Felicidade, a tradição data dos tempos em que o início do ano era celebrado em 7 dias de festa com a visita a 7 templos diferentes, para pedir um ano abençoado.
Cada um dos Deuses tem sua especialidade.
- Daikoku – Sempre sorridente, ele é o deus da Fortuna, e sempre carrega um saco nas costas e um martelo na mão, símbolos de riqueza e trabalho.
- Bishamon – Com origens budista, ele veste os trajes de um guerreiro. Simboliza a segurança do lar e o guardião dos ensinamentos budistas.
- Hotei Oshoo – Sempre representado com sua barriga a mostra, ele representa a generosidade e satisfação. Sorridente, diz-se que quem o admira é abençoado com tranquilidade e despreocupação.
- Benzai – Com origem hindu, é a única representante feminina do grupo, associada a pureza e a água, sua imagem ajuda a garantir saúde e beleza para quem a recebe.
- Fukurojuku – Com origem taoista, sua aparência já é indicativo de sua representatividade. É considerado o deus da longevidade e popularidade.
- Ebisu – É considerado o deus da sinceridade e honestidade, protetor dos pescadores e por isso é sempre encontrado com uma vara de pesca e alguns peixes. Ele também é considerado o exemplo para todo o trabalhador, pelo metodismo e paciência de quem sabe esperar uma boa pesca.
- Juroojin – Com a mesma aparência do Fukurojuku, ele é um deus vivido e que trás para quem o aprecia longevidade e inteligência.
Descubra mais detalhes sobre cada um dos Sete Deuses, neste post.