Livro Batoquim apresenta conto oriental inédito no Brasil
Batoquim, livro editado pela Lote 42 que resgata um conto de tradição oral do Oriente, será lançado no sábado, 19 de setembro, na Banca Tatuí em São Paulo. As artistas Thais Ueda e Yumi Takatsuka adaptaram e ilustraram essa narrativa, contada de geração em geração, e a batizaram com o nome do instrumento apresentado na história. O título é uma aproximação fonética do termo em japonês, mas o instrumento, uma espécie de violino com uma talha da cabeça de cavalo no cabo, também é conhecido por “morin khuur” na Mongólia, seu país de origem.
A trama gira em torno de um menino pobre chamado Suho, que se depara com um misterioso filhote de cavalo branco. Assim começa uma amizade entre o garoto e o animal. Juntos, eles podem atingir as mais altas velocidades, o que chama a atenção de todos, inclusive de um ambicioso imperador.
Todo o texto é ilustrado por pinturas em tinta acrílica feitas a quatro mãos. Enquanto Yumi focou nas pinceladas e escolhas de cor, Thais cuidou dos desenhos e dos traços dos personagens. Ambas são artistas plásticas com exposições no Brasil e no Japão no currículo.Trazer a história para o público brasileiro veio de uma vontade compartilhada das autoras. “A lenda de Suho e o cavalo branco surgiu na Mongólia, mas também é muito conhecida no Japão, país onde eu cresci e morei até o começo da minha vida adulta”, diz Yumi. Ela viajou duas vezes para a Mongólia e também para outras partes do Oriente. “Acredito que entrar em contato com outra cultura é poder olhar para si mesmo através de outro ângulo. Adaptar esta história da tradição oral é perpetuar esse tipo de encontro”, acrescenta Thais, paulistana com ascendência nipônica.
Batoquim é o livro nº 13 da editora Lote 42.
Exposição e festa
O trabalho do livro renderá também uma mostra na galeria e espaço Epicentro Cultural (rua Paulistânia, 66, Vila Madalena, São Paulo), com vernissage na sexta-feira, 18 de setembro. Nessa data e durante mais um mês, o público poderá conferir sete obras originais que compõem Batoquim e um mural também feito a quatro maõs. Ainda, Thais Ueda, com ampla experiência em arte urbana e grafite, fará um trabalho no portão do espaço. A exposição estará aberta para visitações até o dia 31 de outubro, com entrada gratuita, de segunda a sexta, das 12h às 19h.
A festa de lançamento de Batoquim acontecerá no dia seguinte, na Banca Tatuí, espaço de publicações no bairro de Santa Cecília. A entrada para o evento é gratuita. Haverá projeções da artista, designer e VJ Astronauta Mecanico, que ainda assina o projeto gráfico do livro. Interessados podem confirmar presença no Facebook.
Vernissage da mostra no Epicentro Cultural
Quando: 18 de setembro de 2015
Horário: a partir das 19h
Onde: Epicentro Cultural (rua Paulistânia, 66 – Vila Madalena, São Paulo) – mapa
Quanto: entrada gratuita
Informações: (evento no Facebook)
A mostra ficará aberta para visitação até o dia 31 de outubro de 2015.
Festa de lançamento na Banca Tatuí
Quando: 19 de setembro de 2015
Horário: a partir das 16h20
Onde: Banca Tatuí (rua Barão de Tatuí, 275, Santa Cecília, São Paulo) – mapa
Quanto: entrada gratuita
Informações: (evento no Facebook)
O livro Batoquim custa R$ 39,90 e está em pré-venda na loja online da Banca Tatuí.