Homem mais velho do mundo morre aos 116 anos
O senhor Jiroemon Kimura nasceu Kyotango, em 1897, e era considerado pelo Livro Guinness de Records a pessoa mais velho do mundo e o único homem a alcançar mais de 116 anos de vida. Kimura vivia em Kyoto, na região oeste do Japão e morreu no dia 11 de junho de causas naturais.
O site do Guinness publicou nota em homenagem ao recordista que foi um dos pouco a passar por duas viradas de século. Kimura viu uma evolução social e tecnológica, entre elas a invenção da internet, a passagem de cinco imperadores japoneses e de 20 presidentes norte-americanos. Segundo Craig Glenday, editor do Guinness World Records, Kimura foi bastante receptivo quando o aceitou em sua casa. “Ele estava atento e até falou algumas palavras em inglês, que aprendeu especialmente para a nossa visita. Foi comovente ouvi-lo dizer ‘muito obrigado’ em inglês quando entreguei o certificado a ele”, conta.
Kimura foi carteiro até seus 65 anos e ficou conhecido por ser a pessoa mais velha do mundo e o homem que viveu por mais tempo na história. Até então, apenas sete mulheres já haviam completado 116 anos, entre elas a francesa Jeanne Louise Calment, que chegou aos 122 anos e 164 dias.
Agora, quem detém o recorde de pessoa mais velha do mundo é a japonesa Misao Okawa que, hoje, tem 115 anos e 99 dias. Sobre o recorde de homem mais velho, ainda é necessário fazer a identificação e confirmação da idade de James McCoubrey (Canada/USA), que tem 111 anos e 272 dias.
Vídeo: BBC Brasil