Publicidade à flor da pele
A empresa japonesa Absolute Territory resolveu inovar na publicidade. Especializada em vender espaços publicitários nas pernas das mulheres japonesas, a agência surgiu em outubro de 2012 como uma empresa beta que pretendia prestar serviços até março deste ano. Mas a ideia foi se alastrando e só no primeiro mês já tinha recebido o cadastro de mais de 1300 mulheres (com mais de 18 anos).
Entre empresas que contrataram os serviços estão lojas, campo de futsal em Tóquio e até a banda Green Day, que resolveu aderir para divulgar os CDs UNO, DOS, TRÉ.
O espaço custa entre mil e dez mil ienes (aproximadamente entre 20 e 200 reais) para que a menina desfile com um adesivo colado nas coxas por oito horas. Para assegurar que elas estejam usando o adesivo durante todo o período, as “garotas-propaganda” têm que se comprometer a postar fotos em redes sociais.
O termo, que dá nome à empresa, “território absoluto” refere-se a zettai ryouiki, que é a denominação da parte descoberta das pernas das mulheres, entre a barra da saia e a meia ou bota.
A combinação de saia curta e meia comprida faz parte da moda japonesa e deixar as pernas à mostra está ligada a um simbolismo de sensualidade e ao mesmo tempo ingenuidade (uma vez que remete ao uniforme de colegiais).