Tepco apresenta plano de estabilização de Fukushima Daiichi
A Tokyo Electric Power Company apresentou um plano para estabilizar a usina nuclear de Fukushima Daiichi, porém, ainda não está claro se as metas serão cumpridas de acordo com o cronograma. As informações são do jornal Asahi.
Na primeira etapa, que deve durar três meses, a Tepco visa a resfriar e estabilizar os reatores, limitando a quantidade de radiação liberada. Na segunda, a empresa pretende deixar a usina em desligamento frio e reduzir sensivelmente a quantidade de materiais radioativos liberados, o que deve se estender pelo período de seis a nove meses.
Entretanto, Tsunehisa Katsumata, executivo da Tepco, afirmou que não há garantias de que o plano será executado de acordo com o cronograma. A prioridade atual é a estabilização dos reatores e o armazenamento dos bastões de combustível usados.
Banri Kaieda, ministro do Comércio do Japão, disse que o governo estudará se as pessoas que foram evacuadas de áreas próximas da usina de Fukushima poderão voltar às suas casas depois que a segunda etapa terminar. O governo, junto com a Comissão de Segurança Nuclear do Japão, pretende reavaliar as zonas de evacuação de acordo com a situação.