Príncipe Tomohito fala publicamente sobre problema com alcoolismo
Príncipe Tomohito de Mikasa, primo do imperador Akihito, usou o humor para falar publicamente sobre seu problema com o alcoolismo.
“Eu sou o príncipe Tomohito, dependente de álcool”, disse o príncipe de 61 anos no começo de sua fala, durante uma palestra sobre bem-estar social na cidade de Sendai (Kagoshima).
“Venho bebendo desde meus tempos de universitário e dependente por causa disso, então fiquei um tanto surpreso que tenha sido atingido por isso agora”, disse o príncipe, arrancando gargalhadas do público.
Atualmente, Tomohito está em tratamento contra o alcoolismo no Hospital da Casa Imperial.
O príncipe disse que decidiu receber um tratamento prolongado no hospital porque estava consumindo mais e mais álcool nos últimos anos. Segundo ele, isso foi provocado pela ansiedade causada pelos debates sobre a sucessão imperial e os problemas de sua própria família.
Ele está recebendo aconselhamento médico e mantém a forma através de exercícios.
Sobre tornar público sua condição, o príncipe disse: “A Agência da Casa Imperial me disse para não falar que sou dependente de álcool, mas eu odeio ser tópico de discussão baseada em especulação.”
O público voltou a rir quando Tomohito disse: “Alguns pacientes estão muito felizes por saber que tem um colega da família imperial.”
A Agência da Casa Imperial anunciou em 22 de junho que o príncipe precisaria receber tratamento por pelo menos um mês para tratar do alcoolismo. Ele estava sofrendo de insônia e tinha dificuldade para comer.