Sobá: de Campo Grande para São Paulo

Soba de Campo Grande Henrique Minatogawa
O soba é um prato que simboliza muito bem essa passagem, mais especificamente a variação preparada pelos imigrantes oriundos da província de Okinawa. A receita original foi adaptada, inicialmente, para utilizar os ingredientes brasileiros; depois, para se encaixar ao paladar local.
Em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, essa integração do sobá (vamos escrever com acento a partir de agora) aconteceu de forma tão intensa que hoje é considerado prato típico da cidade.
A vinda para São Paulo teve a participação de um veterano já bem conhecido. “No começo, as pessoas confundiam muito com yakisoba”, conta Fábio Heto, gerente da Sobaria Cozinha Sul-matogrossense. “Explicamos como era o sobá, então as pessoas começaram a experimentar e a confiar no nosso produto”, continua.

O sobá se tornou prato típico de Campo Grande Henrique Minatogawa
O Okinawa Sobá servido na Sobaria é composto pelo macarrão propriamente dito, coberto por omelete em fatias, cebolinha e a proteína, que pode ser lombo suíno, frango, filé mignon, shimeji, camarão e pintado, entre outros; o caldo é à base de carne e temperos como shoyu e missô.
Para os vegetarianos, há uma opção de Okinawa Sobá em que o caldo é feito à parte, sem carne, com base de gengibre e shoyu. “Enquanto não tínhamos o caldo vegetariano, as pessoas ficavam indecisas se ficavam. Então veio a ideia de fazermos um caldo de acordo com a preferência da pessoa. Enquanto perdíamos aproximadamente três clientes em cada dez, hoje recebemos os dez”, explica Heto.
Conterrâneos
A Sobaria foi inaugurada em 2006 e ainda hoje funciona no mesmo endereço, no bairro da Vila Mariana, na zona sul de São Paulo. O objetivo era trazer a culinária do estado do Mato Grosso do Sul para a capital paulista.

Sobaria, em São Paulo Henrique Minatogawa
“Sabemos que há muitas pessoas do Mato Grosso do Sul, que vêm trabalhar ou estudar em São Paulo, e aqui havia carência deste tipo de comida. Não só o sobá, como também as carnes na brasa, as linguiças de carne bovina, que também caíram no gosto do paulistano”, afirma Heto.

Okinawa Sobá Henrique Minatogawa
“Temos a sopa paraguaia, que, apesar do nome, é uma espécie de bolo de milho com queijo e cebola. O Paraguai Influenciou a cozinha do Mato Grosso pela proximidade”, diz Heto.
Essa diversidade reflete também no sobá. Heto continua a explicação: “Fazemos sabores variados para não ficar apenas no tradicional lombo e legumes, como no Japão. Tentamos manter a ideia do sobá de lá”. Curioso é que esse “de lá” não se refere ao Japão, mas a Campo Grande. Assim como muitos chefs brasileiros que trabalham com culinária japonesa vão ao Japão para pesquisar, a equipe da Sobaria vai a eventos em Campo Grande para acompanhar as novidades e o desenvolvimento do sobá.
“Nossa ideia é expandir e levar nossa cozinha para mais lugares. Todo mundo conhece a comida mineira, nordestina, baiana, mas a comida do Centro-Oeste, do Mato Grosso do Sul, ainda é pouco explorada”, vislumbra Heto.
Da mesma forma que um imigrante, com toda a sua cultura de origem, se adapta e se integra a um novo local, o sobá (de Campo Grande) passou a ser um importante agente na divulgação da cozinha sul-matogrossense em São Paulo.

Detalhes na decoração lembram as origens do sobá de Campo Grande Henrique Minatogawa
Sobaria Cozinha Sul-matogrossense
Endereço: Rua Áurea, 343, Vila Mariana, São Paulo-SP
Site: www.sobaria.com.br
Facebook: @sobaria