Vídeo: Katsuobushi, as lascas de peixe

Viaje com o A Great Big Story para a cidade de Yaizu, Japão. Lá somos apresentados ao produtor de katsuobushi, Takashi Suzuki, um homem sorridente que conta os detalhes da produção de um dos ingredientes mais básicos da cozinha japonesa.

Suzuki trabalha na produção de katsuobushi há mais de 30 anos. Ele conta que após ralado, o peixe seco passa a ser chamado de kezuri-bushi (lascas de peixe seco). “Um pedaço de katsuobushi leva aproximadamente meio ano para ficar pronto”, conta no vídeo.

O processo de preparo envolve limpar o peixe, que após ser cortado é cozinhado e deixado em uma câmara de calor para secar. Após esse processo, cada um dos pedaços é encaixado em um molde, onde descansa por 4 meses.

Esse longo processo é realizado por empresas de todo o Japão, com a presença mais forte em algumas províncias como Shizuoka e Kagoshima. Suzuki ainda explica que, somente na companhia onde trabalha, são produzidos aproximadamente 900 toneladas de katsuobushi por ano.

ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO “COMO OS JAPONESES PRODUZEM O INGREDIENTE MAIS DURO DO MUNDO”

Receitas

Veja algumas receitas que usam o katsuobushi, acesse pelos links abaixo:
.: Caldo Dashi

.: Okonomiyaki

Heila Lima Jornalista, fã de Star Wars, Harry Potter e infinitas séries de TV. Musicista e jogadora de games aleatórios nas horas vagas.
Conteúdo Relacionado

Compre agora na Amazon

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.