Restaurante nikkei Maido é eleito o melhor da América Latina
O restaurante nikkei Maido, localizado em Lima (Peru) e comandado pelo chef Mitsuharu Tsumura foi eleito o melhor restaurante da América Latina, na premiação do Latin America’s 50 Best Restaurants 2017.
Com uma cozinha peruana, inspirada na culinária japonesa, Micha, como é conhecido entre os amigos, explora os ingredientes regionais e resgata as técnicas da cozinha japonesa, reinventando a comida dos imigrantes japoneses que encontraram no Peru um novo lar.
No momento da premiação, Micha agradeceu a toda a equipe do Maido e lembrou que o reconhecimento chegou justamente um dia depois que celebrava oito anos de restaurante (e 9 anos de projeto, no total, desde que começou a desenhar o Maido com o sócio).
O chef aproveitou o momento para levantar a bandeira do desenvolvimento e da personalidade da cozinha da América Latina e disse: “Nos últimos anos, alcançamos o que não tínhamos alcançado como continente nos últimos 100 anos. Estamos mais unidos e entendemos que o trabalho em conjunto nos traz mais frutos e que, para além das fronteiras, temos as regiões naturais e cultura que compartilhamos entre os países”.
“No restaurante apresentamos a cozinha nikkei e, hoje, vemos pratos dessa cozinha em outros menus, em outras casas do mundo, e fico muito feliz ainda mais porque tenho ascendência japonesa”, observou.
Assista ao momento do anúncio (em espanhol)
Entrevista com o chef Mitsuharu Tsumura
Os 50 Melhores Restaurantes da América Latina
A cerimônia de premiação, patrocinada pela S.Pellegrino & Acqua Panna, aconteceu na Colômbia, e elegeu os 50 melhores restaurantes da América Latina. Anualmente também acontecem as edições com os melhores restaurantes do mundo e da Ásia.
No prêmio de 2017, na América Latina, o segundo lugar ficou com o também peruano Central, que já detinha o primeiro lugar no prêmio por três anos seguidos. A terceira colocação ficou com o brasileiro D.O.M., do chef Alex Atala; seguido do restaurante mexicano Pujol e do restaurante chileno Borago.
Outro destaque nipônico desta premiação ficou com a chef Saiko Izawa, eleita a melhor chef confeiteira do ano e que já comentamos aqui neste outro post.