Conteúdo da Hashitag #24Morangos da ilha Shodoshima, em Kagawa Daisuke Yatsui/JNTO
O Japão é um país cheio de surpresas, que muitas vezes acaba trazendo modas ou costumes que nos fazem refletir, por mais simples ou complexa que seja a ideia. Uma que aprendi num restaurante onde trabalhei foi a proximidade e confiança que o chef de cozinha pode ter com o produtor. Em muitos casos, era o próprio produtor quem fazia a entrega da mercadoria na porta do estabelecimento. Esse vínculo era tão forte que o próprio produtor indicava o que usar no dia. Era uma verdadeira troca de experiências, de especialidades.
Colheita de morangos em Okayama Kanko Renmei/ JNTO
Lá também tem produtor que vai um pouco além dos restaurantes e abre as portas de sua produção para o cliente final. Na primavera, por exemplo, quando os morangos atingem o ápice do seu sabor, aroma e textura, tem o “ichigogari” ou “a colheita do morango”. Nesses eventos costuma-se pagar uma entrada, e a pessoa tem o direito de colher e comer morangos o quanto quiser, ou conseguir, por um tempo determinado.
Não! Você não leu errado. Além de ter a experiência de conhecer o produtor, o local onde as frutas crescem, um pouco do carinho e dedicação que são depositados dia após dia nelas, você pode comer à vontade! Sim, isso mesmo, e ainda há lugares onde são oferecidos leite condensado, chocolate ou chantilly para acompanhar a sua caçada aos morangos.
Poder entender como tudo se inicia até chegar à sua mesa é uma experiência rica e única. E ainda podemos vivenciar um pouco do que essas pessoas tão dedicadas fazem para que possamos ter o conforto de apenas escolher no supermercado ou receber na porta do restaurante. Assim, os laços entre quem produz e quem consome se desenvolvem e se tornam fortes. Deveria ser mais fácil ter esse contato direto com quem inicia o ciclo de vida. Sinto muita falta disso no Brasil.
Luis Yscava LUIS YSCAVA é graduado em Tecnologia em Gastronomia pelo Senac, com especialização em escolas da Suíça e Tailândia. Iniciou a carreira em restaurantes no Japão e soma ao seu currículo a vivência em países da Europa e Ásia. Atualmente é consultor gastronômico e chef do Hidden by 2nd Floor. Conteúdo da Hashitag #24