Gastronomia asiática tem faturamento médio de R$ 19 bilhões por ano no Brasil
O levantamento estimou uma média de 700 a 1.500 restaurantes japoneses no Brasil, apontando para a existência de pelo menos 3 mil estabelecimentos de comida oriental na Grande São Paulo, considerando restaurantes exclusivamente asiáticos, temakerias, buffets e restaurantes que incluem a culinária japonesa e asiática no seu cardápio.
O volume médio de clientes atendidos por dia nestes estabelecimentos e o tíquete médio de R$ 80 por pessoa projetam um faturamento total de R$ 36 milhões por dia – ou R$ 13,4 bilhões por ano – somente na região. Em nível nacional, a estimativa é que a gastronomia asiática movimente em torno de R$ 19 bilhões anuais.
Para atender estes estabelecimentos, existem hoje cerca de 500 fabricantes, produtores e importadores de alimentos para culinária asiática no Brasil. O aumento da demanda e a proliferação de restaurantes nos últimos anos acabou gerando novas necessidades, como manutenção dos requeridos padrões de atendimento, distorções locais da tradicional culinária japonesa, e a falta de ingredientes, inovações e até profissionais especializados no mercado.
Mercado de pescados
Em 2015, o Brasil produziu 1,5 milhão de toneladas de pescado, entre captura e aquicultura continental e marinha. O consumo nacional é de 10,5 kg/habitante/ano, pouco abaixo dos 12 kg recomendados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mas ainda muito longe da faixa de 30 a 60 kg per capita de países como China, Japão, Filipinas e leste asiático, França, península Ibérica e Escandinávia.
Apesar da grande extensão litorânea e da abundância de água doce, o Brasil importa a maior parte do peixe consumido internamente. Entre julho de 2015 e junho de 2016, entraram no País 347 mil toneladas de pescado, contra uma exportação de 39,6 mil toneladas.
Perspectivas da indústria da pesca no Brasil
Asian & Seafood Show
A Asian & Seafood Show – Feira de Pescados e Gastronomia Asiática foi criada pela Francal Feiras para atender a estas novas necessidades e incrementar o crescimento da indústria de pescados.
A área de exposição estimula os negócios entre fornecedores – pescados e frutos do mar, ingredientes (alimentos, temperos e condimentos), embalagens, equipamentos, acessórios, uniformes e decoração – e compradores nacionais e internacionais de restaurantes, buffets, lojas, supermercados, atacadistas, distribuidores, hotéis, pousadas e spas.
Em 2017, o evento contará com patrocínio inédito de Nestlé® Professional®, que é a divisão especializada em produtos e soluções para uso profissional da Nestlé®. Por meio das marcas CHEF e Docello, a empresa marcará presença na realização de Oficinas de Gastronomia Asiática, com aulas-show gratuitas ministradas por importantes nomes do ramo. Com destaque para o CHEF Fundo Líquido de Cogumelos nas receitas salgadas e a linha Docello na elaboração de sobremesas.
A feira oferece uma ampla programação técnica para colaborar com a formação dos profissionais que atuam neste segmento e estimular o desenvolvimento da indústria do pescado.
Durante a feira, o Instituto da Pesca, órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promove o workshop Aquicultura Continental e Marinha – Caminhos para o Consumo Responsável.
A programação inclui ainda o Curso de Sushi Skills e a Copa Brasil Best Sushiman e Oficinas de Gastronomia Asiática.
Asian & Seafood Show
Quando: 1, 2 e 3 de outubro de 2017 (domingo a terça-feira)
Onde: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP
Mais informações e ingressos: www.asianseafoodshow.com.br
.: Confira aqui a programação completa