Trabalho em equipe para fazer okonomiyaki no Festival do Japão
Para José Taniguchi, da associação da província de Wakayama, a participação no evento é uma forma de estreitar os laços de amizade e os vínculos entre os voluntários e associados.
Okonomiyaki no Festival do Japão
Ele participa do Festival do Japão desde a primeira edição e contou que no começo faziam outros pratos, mas que era muito trabalhoso e que exigia muito dos voluntários. “Há dez anos, decidimos trocar o menu para okonomiyaki e desde então tem dado muito certo”, explicou Taniguchi.
A equipe já chegou à segunda geração e reúne pais e filhos em volta das chapas. “É uma forma de envolver todos e esperamos que isso siga também para as próximas gerações”, continuou, “mais do que lucro, o que mais importa para nós é esse vínculo entre as pessoas”.
Entre os participantes, foi se formando uma grande família com voluntários, sendo que o mais novo tinha 10 anos e o mais velho, 78 anos.
De acordo com Taniguchi, a experiência é que foi melhorando o okonomiyaki de Wakayama. Eles montaram uma produção em série para garantir agilidade em toda a preparação. “Tudo é feito com muito carinho, desde o caldo que tempera a massa até o preparo na chapa, com cuidado para não queimar”, explicou.