Os benefícios das bebidas probióticas
As bebidas vivas são bebidas fermentadas por bactérias probióticas, ou seja, que fazem bem à saúde. Elas são feitas a partir de receitas de chás, sucos ou leite e podem ser passadas por gerações.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, os probióticos são “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro”.
É comum imaginar leite fermentado quando se ouve falar de probióticos, mas na realidade existem muitos alimentos podem ser incluídos na categoria, como kimchi, chucrute, iogurte e missô.
Os benefícios da ingestão diária de bebidas vivas são perceptíveis a curto e longo prazo. Diariamente, o funcionamento do intestino e os níveis de açúcar no sangue se tornam mais regulares. Após determinado tempo, é possível até eliminar peso.
Para o preparo, é preciso cuidados com os recipientes e materiais utilizados, afinal a intenção é preservar apenas as bactérias do bem. Por isso, não é aconselhável usar utensílios de madeira para o manuseio da cultura e é importante sempre esterilizar os recipientes em que a cultura será armazenada.
A validade varia de acordo com o produto e a quantidade produzida. A média gira em torno de 30 dias e pode chegar até seis meses, se bem conservado.
Separamos três opções de bebidas vivas para apreciar durante os dias quentes e que também são de simples cultivo caseiro.
Leite Fermentado
O leite fermentado é uma das bebidas vivas mais conhecidas mundialmente. Para um bom desempenho é sugerida a ingestão de um copo por dia.
Benefícios: Com ação direta na flora intestinal, a ingestão diária promove um equilíbrio do sistema digestivo e melhor desempenho do organismo, além de fortalecer o sistema imunológico.
Preparo e cuidados: O preparo caseiro leva em média 12 horas de acordo com o ambiente onde é reservado. Durante o manuseio da cultura não é indicado o uso de utensílios de madeira.
Curiosidade: A cultura mais comum para o preparo de leite fermentado caseiro é o Kefir e é possível utilizar uma versão que é dissolvida em água também.
Kombucha
O kombucha é feito à base de chá preto ou verde.
A cultura, chamada de zoogleia ou biofilme, se alimenta do chá e do açúcar liberando as vitaminas e tornando a bebida gaseificada e com sabor levemente ácido.
Benefícios: Um dos principais efeitos é a melhora na disposição. Ingerir o kombucha fornece mais energia e também age na flora intestinal.
Preparo e cuidados: A fermentação da cultura no chá preto ou chá verde leva no mínimo seis dias para ficar pronta.
Curiosidade: Existe também uma versão de cultura que se alimenta de frutose e pode ser feita com chá, frutas e mel.
Não confunda kombuchá com chá de kombu
Vinagre de Maçã
O uso do vinagre de maçã é indicado não só para tempero, mas também como opção de bebida para ingestão diária antes das refeições.
Benefícios: É possível obter um maior controle sobre diabetes, pressão alta, regulamento do intestino, perda de peso e mais brilho aos cabelos.
Preparo e cuidados: O preparo da bebida é feito com água, vinagre de maçã e mel. Não é indicado para quem tem estômago sensível.
Curiosidade: O uso do vinagre é comum há mais de 3.000 anos. Em alguns países, o ato de doar a “mãe do vinagre” (cultura base) é visto como um sinal de amizade e afeto.