
Washoku for All

Naoyuki Yanagihara é descendente de uma família tradicional que preserva a arte da gastronomia japonesa moldada no estilo Kinsa, que data da era Edo. Na faculdade, estudou sobre os processos de fermentação e especializou-se em fermentação acética e shoyu. Aventureiro, trabalhou como cozinheiro num veleiro holandês.
Atualmente dá aulas na Escola de Culinária Yanagihara, no bairro nobre de Akasaka, em Tokyo, herdando o patrimônio de seu pai e patriarca do estilo Kinsa, Kazunari Yanagihara, com especial ênfase na cozinha Kaiseki, a requintada refeição em diversas etapas, preparada com ingredientes da estação.

A turnê foi intitulada Washoku for All, e pode ser conhecida pelo Facebook. No Brasil, o chef participou de diversos eventos em São Paulo, Brasília, Maringá e Curitiba, realizando palestras-demonstração e conhecendo ingredientes brasileiros. Um dos encontros notáveis aconteceu em São Paulo, quando foi almoçar no D.O.M. e teve a oportunidade de apreciar a arte do chef Alex Atala. Na visita à cozinha, Yanagihara ficou surpreso com um amuleto do santuário Fushimi Inari, trazido carinhosamente pelo chef brasileiro direto de Kyoto, quando foi convidado ao Japão.

A Agência de Cultura do Japão designa normalmente personalidades das artes tradicionais do Japão para percorrerem o mundo com a missão de divulgar a cultura japonesa. É a primeira vez que a categoria de gastronomia é contemplada, reforçando o destaque que o washoku, a culinária tradicional japonesa, vem ganhando como um dos importantes conteúdos que o Japão tem a oferecer para o mundo.
- Encontro histórico. Da esquerda para a direita: os chefs Shin Koike, Alex Atala e Yanagihara.
- Temarizushi, um sushi em formato de bolinhas, criação do chef Yanagihara
- Sashimi, com o corte hirazukuri, preparado pelo chef Yanagihara
Acompanhe a Hashitag no Instagram pelo perfil @hashitag.
