
Lufe Gomes: uma viagem ao interior, literalmente

O fotógrafo Lufe Gomes trabalha para revistas de arquitetura, e uma de suas especialidades é registrar o interior de casas. Há um ano, resolveu ir mais a fundo e registrar o estilo de vida das pessoas que moram nessas casas e sua relação afetiva com os espaços em que habitam. Daí nasceu o projeto Life by Lufe, uma delicada invasão autorizada na privacidade de pessoas comuns e incomuns.
No outono de 2014, Lufe resolveu colocar em prática um de seus ousados sonhos: percorrer o Japão, distanciado de guias e roteiros manjados. Chegou de mansinho, registrou solenemente o andar das gueixas em Kyoto, mas seu instinto o levou às profundezas do Japão, paradoxalmente encontradas lá no alto dos Alpes japoneses, em vilarejos escondidos e ainda intocados pelo turismo exacerbado.
E quanto à comida? Aqui, uma revelação surpreendente, como não poderia deixar de ser em se tratando de um fotógrafo que sempre nos revela sutilezas imprevisíveis, em depoimento exclusivo para Jojoscope:
“Sempre gostei muito de viagens que me levam a vivenciar o diferente, o verdadeiro e o cultural do país que visito.
Comer o que eles comem e beber o que eles bebem me leva a uma conexão interna e imediata com o povo local. A palavra mais adequada para a experiência gastronômica no Japão foi: surpresa. Não simplesmente pelo fato de quase nunca ver sushi, como seria fácil para um ocidental imaginar, mas pela altíssima qualidade e variedade da comida de rua oferecida em todos os lugares por onde passei. Bolinhos, espetinhos, docinhos. Tudo muito delicado e super bem-apresentado.
Ah… como sou apaixonado por estes detalhes… Parar em frente a uma “barraquinha”, sorrir sem entender uma palavra, escolher com os olhos sem nem saber o que é e sair pela rua comendo e me deliciando com sabores e texturas até então desconhecidos…. Isso me encanta por me sentir mais próximo de quem realmente vive ali.
Oferecer o alimento, independente de ser em restaurantes chiques ou na rua, é um ato de proporcionar ao outro uma experiência de respeito ao que se come”.




Site profissional: www.lufegomes.com
Projeto Life by Lufe: www.lifebylufe.com
Siga também pelo Instagram: @Lufe
