Prepare-se para os jogos
A chef japonesa Emiko Nakamura Smith mora em Natal, uma das cidades-sede da Copa, e sugere alguns petiscos como o edamame (soja verde) e o morokyu (pepino com pasta fermentada de soja, arroz ou outros grãos), que são aperitivos tradicionais servidos em izakayas.
Emiko vive no Rio Grande do Norte há 8 anos e hoje dá cursos de culinária japonesa na capital do Estado. Ela explicou que o número de alunos tem aumentado nos últimos tempos. “Os restaurantes japoneses são caros, as pessoas também querem aprender a fazer os pratos em casa”, disse a chef. “Também acho que os chefs vêm se preparando para receber os turistas para a Copa”, comenta.Em São Paulo, o chef Shin Koike apresentou em primeira mão duas sugestões especiais que serão servidas no Sakaguara A1 durante a Copa do Mundo: o akashiyaki (bolinho de polvo) e o kushikatsu (espetinhos sortidos). Para facilitar a degustação, ambos são servidos em palitos ou espetos, dispensando o uso de talheres ou hashi.
O akashiyaki difere do takoyaki (também conhecido como bolinho de polvo) por ser mais delicado, tanto na textura como no sabor. Ao invés de complementos como maionese, o petisco é servido com caldo dashi e coberto com peixe seco ralado. Acompanha nabo e gengibre ralados.
Kushikatsu são seis espetinhos à milanesa, que incluem carnes brancas e vermelhas, além de legumes da estação – os ingredientes podem variar conforme o dia. É servido com molho de tonkatsu com gergelim.
Enquanto o akashiyaki faz parte do menu do restaurante, o kushikatsu será servido, inicialmente, apenas durante o Mundial. Uma bebida para acompanhar acompanhar os pratos? O chef responde prontamente: cerveja!
Sakagura A1
Jardim Europa - São Paulo
- onde R. Jerônimo Da Veiga, 75 Jardim Europa São Paulo - SP
- telefone (11) 3078-3883