Votação aberta para o Prêmio Melhores do Ano da Gastronomia de 2023

A culinária japonesa marca presença na votação de uma das principais premiações da gastronomia brasileira, o Prêmio Melhores do Ano da Gastronomia de 2023, promovida pela revista Prazeres da Mesa anualmente.

Restaurantes, chefs e personalidades que foram importantes para o cenário gastronômico ao longo do ano de 2022 são avaliados em 39 categorias diferentes. A primeira etapa contou com a avaliação de um júri técnico formado por 194 jornalistas, chefs e profissionais da área, que selecionou os concorrentes. Já a segunda etapa, abre espaço para a votação popular e estará disponível no site oficial da premiação até o dia 7 de junho de 2023.


Confira, a seguir, alguns dos destaques:

Profissional de Culinária Japonesa

Na categoria “Profissional de Culinária Japonesa”, estão concorrendo:

  • André Saburo, Quina do Futuro, Sushi Yoshi, Sumô, Tokyo’s (PE)
  • Cristiano Komiya, New Koto (DF)
  • Ken Mizumoto, Shin Zushi (SP)
  • Telma Shiraishi, Aizomê (SP)
  • Tsuyoshi Murakami, Murakami (SP)
  • Willian Seije Enokizono, Maza (SP)

Livro do Ano

Ramen/ Lámen (Editora JBC) junto com outros 3 títulos de gastronomia lançados no ano de 2022

Lançado pela Editora JBC em 2022, o livro desvenda a cultura do ramen desde suas origens, mostra como o prato conquistou paladares no mundo todo, até se tornar um dos queridinhos dos brasileiros. Para a produção do livro, que levou cerca de 4 anos de pesquisas e entrevistas, o autor Jo Takahashi fez uma viagem ao Japão para buscar referências e histórias do ramen. No Brasil, o autor também desbravou diversas casas de ramen, conversou com chefs e personalidades importantes para a divulgação do prato no país ao lado do fotógrafo Rafael Salvador.

Restaurante do Ano Região Nordeste

Quina do Futuro, restaurante do chef André Saburó localizado em Recife (PE).

Novidade do Ano

Goya Zushi, São Paulo (SP)

Artesão da Gastronomia (produtor de objetos de cozinha)

Hideko Honma (cerâmicas), São Paulo (SP)

Outros destaques orientais

Na categoria “Banqueteiro do Ano”, está concorrendo Viko Tangoda, da Viko Gastronomia; aparece também a chef Ligia Karazawa, na categoria “Assador do Ano”. A culinária tailandesa ganha espaço nas categorias “Chef Revelação” com Mauricio Santi, Ping Yang (SP) e “Novidade do Ano” com Ping Yang Thai Bar & Food, São Paulo.

Os vencedores serão anunciados no dia 28 de junho de 2023 em uma cerimônia de premiação que será realizada no Memorial da América Latina.

Participe da votação

A votação popular está aberta até o dia 7 de junho de 2023

www.prazeresdamesa.com.br/votacao-melhores-da-gastronomia-2023
OBS: Não é necessário votar em todas as categorias.

Redação Hashitag Redação da revista e do site Hashitag

Compre agora na Amazon

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.