Oficina de Comida Japonesa ensina pratos de Ano-Novo

Nishime, cozido de legumes de inverno

Que tal começar 2019 com o pé direito. A 13ª edição da Oficina de Comida Japonesa Caseira, com a cozinheira Marlene Fukushima, no domingo, 9 de dezembro, vai ser dedicada aos pratos de Ano-Novo, principal comemoração dos japoneses. São seis receitas no cardápio que não podem faltar durante celebrações: sekihan (arroz mochigome e feijão azuki), ozooni (sopa de mochi, legumes e ervas), namasu (fatias finas avinagradas de nabo e cenoura), nishime (cozido de legumes), camarão frito grande e oshiruko (sobremesa de feijão azuki e dango). Cada um dos pratos está repleta de significados para trazer felicidade, longevidade e prosperidade. “São pratos especiais que as famílias preparam nas festividades”, afirma Marlene.

O sekihan ganha uma coloração avermelhada, que atrai a felicidade, segundo os japoneses. Além do Ano-Novo, o prato costuma ser servido em casamentos e aniversários e datas festivas, como o Kodomo no Hi (Dia das Crianças). O ozooni é obrigatório no primeiro dia do ano para atrair prosperidade. O namasu, com as cores branca e laranja, é preparado para trazer sorte. O camarão grande frito é para desejar vida longa, pois parece as costas arqueadas dos idosos.

Um dos pratos que mais despertam a memória afetiva dos japoneses é o nishime, um cozido preparado lentamente com diversos tipos de legumes, cuja receita varia de cada região do Japão e que cada família tem a sua predileta. Cada um dos ingredientes utilizados no preparo também tem um significado específico. Na década de 1970 e 1980, quando os ingredientes japoneses eram artigos de luxo no Brasil, o prato era preparado somente em ocasiões especiais, como Ano-Novo. Mas hoje com a facilidade de encontrar os produtos, pode ser considerado como um prato do dia a dia.

Mesmo pessoas sem experiência podem participar. Todos aprendem passo a passo o modo de preparo e colocam a mão na massa, caso queiram. Ao final da oficina, os pratos são compartilhados num almoço de confraternização. O valor da oficina é de R$ 330,00 (inclui uma apostila de receitas, ingredientes e o almoço).

A chef ensina diversas dicas e truques para o preparo de cada prato. Além disso, ela mostra em quais recipientes cada prato deve ser servido e onde encontrar os ingredientes para o preparo.

Cardápio da oficina

  • Sekihan (arroz mochigome e feijão azuki)
  • Ozooni (sopa de mochi, legumes e ervas)
  • Namasu (fatias finas avinagradas de nabo e cenoura)
  • Nishime (cozido de legumes de inverno)
  • Camarão grande frito
  • Oshiruko (sobremesa de feijão azuki e dango)

Oficina de Comida Japonesa Ano-Novo

Quando: 9 de dezembro, das 8h às 13h
Onde: Rua 1º de Janeiro, 53 – Vila Clementino (ao lado do metrô Santa Cruz)
Quanto: R$ 330 (inclui ingredientes, apostila digital e almoço de confraternização)
Inscrições: cursos@kaminaricomunicacao.com.br
WhatsApp: 97130-3335
https://comidajaponesa13.eventbrite.com.br

Redação Hashitag Redação da revista e do site Hashitag
Conteúdo Relacionado

Compre agora na Amazon

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.