Como fazer café coado na Hario V60
Para explicar essas sutilezas, Minori Nagai do Imi Café apresenta o método com um passo a passo de como fazer café filtrado. “O suporte tem ranhuras que fazem com que o líquido escorra de maneira uniforme em direção ao copo”, explica Minori. Além disso, esse detalhe também distancia o líquido do papel do filtro, o que diminui o tempo de contato do pó com a água e faz com que se crie um espaço para a circulação de ar, que permite a “expansão do café” ao liberar aromas e notas sutis da torra.
“Outro detalhe da Hario V60 é que o orifício de saída do café é circular e isso evita que a água fique parada no fundo e possibilita a passagem constante do café coado”, acrescenta.
O filtro usado também é diferente, com um formato cônico que forma um ângulo de 60° (daí o nome V60) concentrando a saída do café num ponto só.
A especialista em cafés Julia Souza, da Academia do Café, conta que seu método favorito à a V60 “porque deixa o café mais suave e acentua as suas notas sensoriais”. A chaleira Buono, também da Hario, também tem um design exclusivo que permite maior controle na saída de água. “Se jogarmos toda a água de uma só vez o café fica super extraído, deixando um amargos indesejável”, completa Julia.
Como fazer café coado na Hario V60
- Passe um pouco de água quente direto no coador
- Descarte a água e acrescente 14 g de café moído para cada 210 mL
- Faça movimentos circulares e distribua a água de maneira uniforme sobre todo o pó.
- Pronto! O café está pronto para ser servido!