Edição #23 da revista Hashitag Conteúdo da Hashitag #23

Peixes amazônicos na culinária japonesa

mapara

Peixe mapará também pode ser usado na culinária japonesa Foto: Rafael Salvador

Com o intuito de incentivar o consumo e a produção sustentável de peixes nativos, o Sebrae e a Embrapa Pesca e Aquicultura têm promovido ações em eventos e feiras de negócios como o Asian & Sea Food Show.

A proposta é divulgar o potencial de peixes como o tambaqui e o pirarucu também na culinária oriental. De acordo com Ademir Aloisio Werle, presidente da Assomar (Associação de Produtores de Peixe do Município de Ariquemes), o estado de Rondônia tem uma produção anual de 90 mil toneladas de pescado de cativeiro, mas a comercialização dos peixes com restaurantes ainda é pouco expressiva.

“Com certeza, o que falta é conhecimento para que esse mercado cresça. Tanto o pirarucu quanto o tambaqui são peixes nobres e têm sabor agradável e quem prova, volta a pedir”, garante Ademir Werle.

Na cozinha, o pirarucu atrai o paladar pelo sabor suave e pela carne rosada desprovida de espinhas, enquanto o tambaqui, com suas espinhas largas e flexíveis, costuma ser preparado em corte “costela” e tem sabor mais intenso.

mapará

Mapará com molho kabayaki, geralmente usado no preparo de unagi Foto: Rafael Salvador

Entre as sugestões de receitas que Ademir deixa, estão o sashimi de tambaqui, ceviche de pirarucu e costelinha de tambaqui empanada com farinha de arroz.

Edição #23 da revista Hashitag Conteúdo da Hashitag #23
Conteúdo Relacionado

Compre agora na Amazon

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.